O Senhor é o meu pastor? Então...

SALMO 23
  1. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
  3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
NOSSO CONTEXTO

Vivemos em uma sociedade capitalista de consumo. O estímulo ao consumo e a inovação em criar necessidades é o motor deste sistema. Todas as coisas são para consumo: bens, serviços, conhecimento, pessoas, relações, tendências, igreja, Deus, etc. A necessidade sistêmica em criar necessidade no indivíduo, tem massacrado suas vidas e os subvertido a uma ciranda infantil em buscar satisfação das necessidades não reais, pois estas não fazem parte da sua naturalidade; são criadas pelo próprio sistema.

As pessoas passam suas vidas perseguindo aquilo que programaram em suas mentes e vivem os conflitos, angustias desesperos e problemas que não deveriam estar ali, mas que foram recebidos juntamente com o pacote do consumismo.

Assim, Deus também virou uma commodity, e toda a Sua Palavra é lida e interpretada como ferramenta para que as pessoas alcancem seus objetivos e saciem suas necessidades. Muitas vezes, quando lemos textos desta natureza, nos apropriamos dele na perspectiva de responder as angústias da nossa alma e colocamos Deus na parede frente ao desafio segundo nossa expectativa.

O SALMO
  • Verso 01: É a conclusão de um homem que conhece e experimentou as transformações realizadas pelo seu Senhor e, após enfrentado os desafios, entende que está completo.

  • Verso 02: É a infância da nossa jornada. É nossa primeira visão a Seu respeito e da vida com Ele.

  • Verso 03: É o preparativo para a caminhada e o desafio para amadurecer. Por que devemos amadurecer? Por que este é o fluxo natural de todas as coisas.

  • Verso 04: É o enfrentamento dos desafios, das nossas sombras e das ameaças. É encontrar solidez e exercitar nossa fé. É a oportunidade de consolidar o conhecimento através de uma experiência e atingir a maturidade. Cada pessoa tem o seu desafio e seu “timing” para atravessar este vale. É necessário que sejam respeitadas nas suas limitações, mesmo que os problemas sejam de fácil solução para nós; e no tempo, mesmo que estejamos com pressa.

  • Verso 05: É o lugar onde aprendemos, sentados à mesa com o Pai. Os inimigos não estão sentados, apenas presentes. Através daquilo que aprendemos com o Pai os enfrentamos pela renovação do entendimento, em que a unção de Deus sobre a minha mente, me completa, de forma a transbordar e, entendo que aquilo que preciso, não está mais fora de mim.

    Menos necessidades, menos inimigos, mais paz.

    Uma coisa interessante é que o homem de Deus faz guerra não é quando se levanta para combater, mas quando se assenta para o ouvir o Pai. Como está o combate aos inimigos da nossa casa? Temos nos assentado a mesa para formar um conselho para o combate.

  • Verso 06: Bondade e misericórdia são o legado, a herança daqueles para que têm este Senhor como seu pastor. Suas necessidade, agora em ordem, pela fé, são e serão supridas pelo Pai, de tal forma que sua mão está sempre estendida para ajudar os outros.

O QUE APRENDEMOS
  1. A jornada cristã é para o amadurecimento.
  2. Somos desafiados a vencer nossas angústia pela renovação do nosso entendimento, questionando se a origem da angústia é genuína e uma vez sendo, exercer a fé para vencê-la.
  3. Desafios são caminhos para o amadurecimento.
  4. A mesa é o lugar onde o Pai fala com seus filhos.
  5. Despir-se das necessidades criadas minimiza as angústias da alma.

O QUE APRENDEMOS

Quando o Senhor é o meu Pastor, nada me faltará, pois aprendo o que de fato preciso e, que tudo aquilo que preciso, Ele já me deu. Quando o Senhor não é o meu pastor, vivo angustiado correndo atrás daquilo que penso que preciso, assombrado pelas sombras do fracasso e da morte. O Senhor é o seu pastor? Então...

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário