Consagração - Compromisso

TEXTO: 1 João 3: 1-18

NOSSO CONTEXTO

O mundo vive a era do individualismo, onde a minha necessidade, satisfação e objetivos vem em primeiro lugar, mesmo que isso signifique passar por cima ou excluir uma pessoa. O culto ao prazer (hedonismo) exacerba o individualismo e encuca nas pessoas um sendo de proteção daquilo que é seu e o pior, um sentimento de prejuízo quando ao que é seu (tempo, recursos, talentos) não é revertido em algum tipo de benefício para ele.

Não bastante, o mundo, ainda mergulha as pessoas no mar da insaciabilidade, criando consumidores compulsivos que nunca sentem-se completos.

Quais os efeitos colaterais deste espírito?

1. Individualismo: as pessoas só têm compromisso consigo

2. Relacionamentos frágeis: só dura enquanto for bom para mim

3. Desrespeito ao próximo: meus objetivos e necessidade são mais importantes

4. Medo da morte: medo de perder, de ficar no prejuízo, de levar desaforo para casa

5. Solidão: pessoas dão trabalho e consomem tempo, então sozinho chego mais rápido

COMO DEUS AGE

1. Coletividade: Deus nos adota como filhos e comunica sem reversas as suas virtudes a todos. Agora carregamos em nosso nome o sobrenome “de Deus”. Ele nos marca e comunica vida a todos nós. Somos agora conhecidos pelo nome de Deus. Somos parte um do outro.

2. Relacionamento consolidado: O compromisso de Deus é tão profundo e sua comunicação de virtudes tão completa que Ele mesmo afirma que “não cometemos mais pecado” (verso 09). Isso significa que naquilo que depende Dele, não há mais separação. É assim que Ele nos vê, pois nascemos Dele. Separação não é uma opção para Deus.

3. Amor ao próximo: o próximo faz parte dos nossos objetivos e vida. Para se ter sucesso, não basta que eu alcance os meus objetivos, é necessário que o próximo seja alcançado, socorrido e, se caído, levantado. Ninguém fica pelo caminho.

4. Alegria de viver: consciência que toda a virtude, vida, paz, alegria e amor nos foi comunicado. Tudo que precisamos neste mundo está garantido por Deus. Qualquer medida que de mim for repartida não deixará lacuna ou falta, pois Deus está em nós. Diante de oportunidades que representam desafios, o cristão não ataca nem defende; apenas ama.

5. Comunhão: somos todos parte uns dos outros. Só chego lá se o meu próximo está comigo e em mim. Mais importante do que estar perto é estar ligado, entranhado ao próximo. A comunhão não é apenas ter as coisas em comum, é não se enxergar mais como um.


QUESTIONAMENTOS

1. Por que temos resistência em dar a nossa vida pelo irmão?
Porque pensamos que de alguma forma está sendo subtraído de nós. Pensamos em oferta como subtração e não como adição de vida.

2. O que significa dar a vida?
Muitas vezes pensamos que significa morrer pelos nossos irmãos; abrir mão dos nossos sonhos, das alegrias e nosso tempo. De fato, dar a vida assassina o individualismo, mas tem o significado mais de “viver” pelo meu irmão do morrer. Isso significa, incluí-lo em nossas alegrias e comunicar a ele as virtudes.

3. Como lidamos com as pessoas que demandam de nós?

4. Onde temos investido nossos recursos (dinheiro, tempo, dons, virtudes)?

5. Quais os nomes das pessoas marcadas por você?

Em Cristo

Ricardo Rocha

---------------------------------------------

Faça o download do audio clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário