a todo vapor...

Queridos,

 

Depoimento de nossos irmãos de Goiânia que estão em missão no Haiti. Você faz parte desta visão, no mês passado destinamos a missões a oferta do culto de 17/01/10 – R$ 107,45


Depoimento


Continuamos aqui cooperando no socorro ao povo haitiano. Nossa rotina e tao intensiva que as equipes que chegam de outras partes nao ficam muito tempo por aqui. O predio da policia funciona precariamente, as instalacoes sao muito antigas, o que motivou uma reforma antes do terremoto e assegurou que nem todo ele fosse destruido. Temos um banheiro pequeno da sala de comunicacao que esta sendo usado pelas mulheres. Os homens usam outro, um pouco maior, com 5 vasos sem descarga e 3 duchas frias onde, acredito que mais de 100 homens, entre policiais e voluntarios, utilizam durante o dia. Usamos energia de um gerador e a agua acaba no comeco da noite. Viabilizar um hospital nesse contexto nao tem sido facil. A cozinha tem sido conduzida pelos irmaos dominicanos. Eles gostam muito de bananas, entao temos banana com sardinha em algumas refeicoes, em outras banana com carne enlatada, e algumas vezes arroz com feijao e banana. Talvez seja uma estrategia para manter os intestinos presos.

Como mencionei no email anterior nossa equipe tem se dividido basicamente em 3 tarefas: Area medica, limpeza e distribuicao de alimentos. Nao sei precisar qtos atendimentos sao realizados por dia, mas posso dizer que nunca vi tantas maes amamentando em toda minha vida. De tantas historias tristes que ouvimos dos pacientes ontem tivemos um caso que nos abalou. Era uma crianca de 5 anos com marcas brutais e inacreditaveis de abuso sexual. Ore hoje mesmo pelas criancas haitianas, somente nosso Deus pode protege-las. Agora pouco outra crianca foi reanimada e encaminhada para alguma unidade militar de assistencia medica com mais recursos.

A limpeza tem sido fundamental. Pudemos otimizar os poucos ambientes disponiveis para atendimento e garantir que todo o hospital esteja de fato limpo. Nosso esforco e promover o minimo de conforto com os banheiros limpos, a coleta dos lixos, os ambientes de atendimento organizados e limpos. Isso ajuda as equipes permanecerem por mais tempo, e mantem as moscas e os ratos afastados. Muitos tem tido diarreia, nao tem sido facil.

Hoje pudemos participar alem da montagem de cestas basicas a distribuicao em alguns campos de refugiados. Fomos escoltados pela policia local. Foi uma bencao! As doacoes tem chegado de todas as partes, e temos testemunhado o suprimento do Senhor nas tendas dos desabrigados.
Dois integrantes do grupo foram participar de uma reuniao da UNICEF e hoje visitaram um orfanato com cerca de 100 criancas.

Nosso retorno ja esta marcado para sabado. Iremos pegar uma carona com outra equipe que estara indo para Santo Domingo. Ficaremos por la no domingo e na segunda bem cedo embarcamos para o Brasil.

Ore conosco para que Deus nos de as melhores estrategias para continuarmos a cooperar na reconstrucao do Haiti.
O grande apelo que temos recebido aqui 'e que novas equipes de curto prazo possam continuar a vir e a desenvolver o trabalho na area medica e na logistica de distribuicao dos donativos.

Abraco a todos!

Igor e Jak
Ele nos amou primeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário