A tribulação entendida como oportunidade

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança, a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Romanos 5: 3-5

Muitos vezes oramos a Deus pedindo que Ele cumpra a Sua obra em nossas vidas, que mude aquilo que precisa ser mudado, que nos dê mais paciência, mais amor, mais compreensão e que remova de nós a dúvida, a incredulidade, e tudo aquilo que nos impede de amadurecer espiritualmente.

Neste texto, Paulo fala de uma mudança em nosso entendimento a respeito das tribulações, apresentando a pedagogia do Pai para nos ensinar e desenvolver em nós Seus atributos, utilizando-se de questões da vida.

Assim, quando pedimos paciência, o ensinamento vem de uma situação onde devemos exercer paciência e manifestar o domínio próprio. Quando pedimos para conseguirmos perdoar mais, muitas situações contrária surgem para o exercício do perdão e manifestação da misericórdia de Deus. Ele está nos educando, e desenvolvendo em nós Suas características. Foi para isso que fomos comissionados: para testemunhar as pessoas, sermos a encarnação Dele no cotidiano delas e, de dentro das situações da vida diária, manifestar Sua graça.

Vivendo como Cristãos, seremos desafiados todos os dias pelo Pai, para que amadureçamos e caminhemos para a estatura de Cristo. Os nossos pontos fracos serão exatamente aqueles que serão exercitados e, pela graça Dele, corrigidos, ajustados, transformados e curados.

Estamos passando por uma situação difícil? O que o Pai está nos ensinando? O Ele quer comunicar a nós e àqueles próximos? Olhar para dentro e examinar nossa alma, com certeza ajudará neste processo. Devemos facilitar as coisas e deixar o orgulho de lado, pois Pai educa seus filhos e não desistirá de nós.

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário