A bolha sufocante do individualismo


"não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros." Filipenses 2:4

Ao fazermos uma pergunta simples para as pessoas hoje, temos uma resposta quase unânime. A pergunta é: "Como estão as coisas". As respostas: "Correndo muito", "trabalhando muito" ou "muita coisa para fazer".

Vivendo nesta ciranda e rotina o fato de cada um cuidar apenas daquilo é seu é um comportamento facilmente percebido. Provérbios como: "cada um é cada um", "cada um com seus problemas" ou "cada um que dê conta de si", tomaram lugar de verdade nas relações.

Entretanto este tipo de postura cria um efeito colateral que é o individualismo e a solidão. Criamos uma bolha que nos livra dos problemas dos outros, mas que ao mesmo tempo livra as pessoas dos nossos problemas. Esse isolamento e falta de interdependência nos apequena, pois em uma dificuldade ou tombo me pego sempre sozinho para resolver ou me levantar, dependendo e limitado à minha capacidade e conhecimento.

Queremos que Deus se tente para nossos problemas, mas estamos atentos aos dos outros? Os outros têm espaço em nossa rotina diária? Nossa família pode contar conosco? Nossos afazeres têm prioridade sobre os pedidos de socorro dos outros?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário