Se melhorar estraga?

É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.Eclesiastes 7:2

Normalmente a expressão "Se melhorar estraga" é usada quando as coisas vão muito bem segundo aquilo que são as nossas expectativas. A família está bem de saúde, ninguém tem causado grandes problemas; no trabalho, as coisas estabilizaram e o ambiente está bastante amistoso; as finanças estão controladas, com alguns pequenos imprevistos, mas administráveis; na igreja, freqüentando os cultos e contribuindo na medida do possível.

Neste contexto, "melhorar estraga" porque teríamos que passar a melhorar não apenas a nossa realidade, mas a de outros, e teríamos que abrir mão da inércia e da estabilidade para nos lançarmos a novos desafios em que nossa comodidade seria comprometida e nosso individualismo confrontado.

Em outro contexto, pessoas que estão enfrentando dificuldades, passaram a dar mais atenção para a família, a conversar mais com o cônjuge, a telefonar para os pais, a cuidar dos filhos, a passear no parque com eles; enfim, depois que as coisas "estragaram", a pessoa melhorou e aprofundou seus relacionamentos. Mudar a realidade de dificuldade desta pessoa seria trazê-la talvez a uma situação em que a conduta para com as outras pessoas não seria mais esta e aquilo que seria uma melhoria, na verdade a estragaria.

Como está nossa realidade? Nos encaixamos em algum destes contextos do "se melhorar estraga"? Nossa vida está bastante confortável que achamos que não há mais nada para Deus melhorar? Será que "estragados" somos pessoas melhores e para que nossa família nos tenha junto, Deus não pode nos melhorar?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário