Vencer sem depender de si mesmo

“Não foi com espadas que os nossos antepassados conquistaram aquela terra; não foi com o seu próprio poder que eles venceram. Eles venceram com o Teu poder, com a Tua força e com a luz da Tua presença. Assim Tu mostraste o teu amor por eles“. Salmo 44:3

Enfrentamentos são circunstância do nosso dia-a-dia. Somos desafiados, confrontados, exprimidos e chacoalhados pelas contingencialidades  da vida. Rico ou pobre, forte ou fraco, sofisticado ou simples; sem preconceitos, os desafios estão presentes na vida de todos. Viver é ser desafiado. Viver é um desafio. Não há lugar ou refúgio que possa nos isentar deles.

Em Deus não encontramos ausência de desafios, mas os elementos necessários para que a paz habite nosso coração, nos fortaleça e oriente ao enfrentamento. Muito confiam em suas próprias forças, até que em um dado momento são frustrados pelo sua incapacidade e são obrigadas a encarar uma verdade: somos tão frágeis quanto um nuvem de fumaça.

Neste verso aprendemos que os vencedores não confiaram em suas competências, capacidade ou armas que podem produzir para os enfrentamentos. Entenderam sua dependência de Deus e confiaram à Ele sua inspiração e esperança. São livres para crer além dos seus limites.

Nos momentos de aflição, como reagimos? Fazemos uso das nossas próprias capacidades para lidar com contingencialidades ou buscamos inspiração me Deus? Como está sendo tratado as trevas que se estabeleceram sobre nossa cabeça: com a minha luz ou com a luz de Deus? Será que nossa alma está ansiosa por que estamos perto de encarar o fato que não somos nada?

Em Cristo,

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário