Livres do pavor do erro


"Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie;
repreende ao sábio, e amar-te-á."
Provérbios 9:8



Vivemos em um mundo onde a limitação e os erros significam a possibilidade do fracasso. Ser transparente quanto as suas falhas ou "incompetências" em um ambiente de trabalho pode privar os profissionais de uma ascendência ou fazer com que não sejam "bem vistos" pelos chefes. As pessoas são exigidas à perfeição e temos nos curvado a essa pressão, pois nossa vaidade ambiciona tal posição. Este tipo de comportamento tem gerado pessoas de difícil trato, bastante orgulhosas e que têm dificuldades em reconhecer seus erros e limitações.

Diante disso, do pavor do erro, a transferência de responsabilidade sobre problemas, ocultar erros antes que o chefe ou alguém perceba a defesa ou ataque a outra pessoa tornaram-se atitudes comuns.

Segundo o texto os sábios recebem de bom grado à repreensão. Ele entende que não é perfeito, e que a única chance de caminhar em direção à Perfeição é ouvir “as dicas” que o trás de volta para o Caminho. Há sempre um censo de “estou incompleto” e preciso da Palavra do outro. O livramento desse pavor foi uma das coisas mais tremendas que Cristo nos deu. Diante de qualquer fato, estamos perdoados, livres para sermos corrigidos e nos colocarmos novamente em pé para caminhar.

Porque temos tanto pavor do erro se somos seres imperfeitos? Será que nossa vaidade tem dominado nosso coração? Pensamos que somos auto-suficientes? Recebemos sem murmurar ou desculpar as exortações de nossos amigos ou companheiros?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário