Guerreiros sem armas


"Portanto, tomai toda a armadura de Deus,
para que possais resistir no dia mau e,
havendo feito tudo, ficar firmes.
"

Efésios 6:13

Enfrentar desafios é um esforço constante presente no caminho de qualquer pessoa. Os desafios hora são mais difíceis, hora mais amenos, mas estão sempre presentes.
Neste mesmo percurso, estamos sempre buscando nos preparar para que nestes momentos tenhamos a forca, conhecimento e experiência para que possamos vencê-los da forma "menos traumática" possível. Nos preparamos a todo momento para os desafios que possivelmente aparecerão em nosso caminhar. Neste contexto duas coisas tornam-se evidentes:

1. Há um grande esforço e gasto de energia para desenvolver força, conhecimento e experiência para produzir garantias que possivelmente nunca serão usados, pois os desafios podem não aparecer.

2. Tudo que produzimos de forca, conhecimento e experiência baseado em nossa capacidade, não é absoluto, é parcial, passível de falha e com grandes chances de ser incompleto para vencer os desafios que virão.

Diante do texto que lemos, vemos que a armadura, aquilo que protege o guerreiro no momento do combate, é vestida depois de "haver feito tudo", ou seja, depois que o homem de Deus atravessa o vale e vence o desafio é que ele tem gerado nele a forca, conhecimento e experiência adquiridos Nele para apenas sustentar a vitória. No enfrentamento o guerreiro não utiliza-se de qualquer artefato que venha dele; mas espera e confia no seu Senhor para dar a ele todas as condições e inspirações para enfrentar os desafios e vencê-los.

Quanto esforço temos gasto para produzir "armas" ou garantias para enfrentarmos nossos desafios do quotidiano? Em quem confiamos para vencer os desafios do nosso dia-a-dia: em Deus ou na nossa capacidade?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário