A mecanização do homem

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." Efésios 4:14

Perguntaram a mim, recentemente, o que eu achava da sociedade em geral e do ritmo de vida atual. Minha percepção a este respeito é que a pessoas estão se tornando engrenagens de um sistema capitalista que não tem qualquer compromisso com elas. As pessoas estão ocupadas e preocupadas com o trabalho, carreira e sucesso profissional. A carga de trabalho é excessiva e os investimentos para aumento e aprimoramento das competências são altíssimos. Tudo isso, para alcançar uma posição que só é interessante e reconhecida pelo sistema.

Um dos fatos que comprovam esta "mecanização" das pessoas é o quanto estão preparadas e planejadas quanto a sua carreira profissional e absolutamente vazia de um projeto de vida pessoal. Sabem quais cursos querem fazer, quais cargos ocuparem, tempo e cronograma para que aconteçam, possíveis entraves e como resolvê-los. Quando conversamos de assuntos da vida pessoal como: família, casamento, filhos vemos que as respostas são vagas e às vezes até vistos como impeditivos para um bom desempenho.

Minha reflexão a este respeito é que não há um legado efetivo deixado, pois tudo o que é construído morre com a pessoa. Suas habilidades, conhecimentos, expertises e tudo que se adquiriu e construiu morre pela não continuidade da vida. Não há uma comunicação e formação de filhos a quem seria comunicado e transferido toda a carga que se adquire. Movemos de um lado para o outro na vida, movido pelas doutrinas do sistema, mas não para frente, em um ciclo de crescimento e renovação. Nos tornamos engrenagens, que giram sempre no mesmo lugar.

Nossos planos envolvem outras pessoas ou apenas nós mesmos? A profissão é mais importante que minha vida pessoal? Busco inspiração em algo que vai além dos meus desejos e padrões de sucesso da sociedade? Qual a herança de verdadeiro valor estou deixando para as pessoas próximas a mim?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário