MEDITAÇÃO - Honra na alegria ou na dor

"Ele despreza aqueles que o Senhor rejeita, mas trata com respeito os que O temem. Ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio." Salmo 15:4

A intolerância ao prejuízo é algo cada vez mais latente na alma do ser humano. Somos educados a sofrer depressivamente com aquilo que nos afeta negativamente e a banalizar aquilo que é positivo. Não lidamos bem com o prejuízo, frustrações, desencontros ou perda em qualquer das esferas de nossa vida. O escape é a alternativa primeira, mesmo em detrimento de pessoas ou compromissos. Queremos nos livrar da situação de desconforto, mesmo que isso signifique o prejuízo do outro; contanto que não seja meu, fico aliviado.

Neste salmo vemos a disposição do coração de um homem que aprendeu o verdadeiro sentido da palavra honra. Uma vez que seu Senhor despreza ou respeita alguém, mesmo não sendo pleno conhecedor da pessoa ou situação, ele crê e assume por honra esta verdade e se apropria desta ação. Da mesma forma ele age diante de um compromisso. Mesmo que fique no prejuízo, honra a pessoa e sua palavra, mesmo que isso seja contra ele mesmo.

Qual o nosso comportamento em nossas relações quando sofremos o prejuízo de uma decepção, frustração ou não correspondência? A palavra e compromisso firmados são honrados até o fim ou mudamos conforme nosso interesse? O prejuízo faz parte do curso da minha vida ou sempre quero transferí-lo para outros?

Em Cristo,

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário