MEDITAÇÃO - O castigo como pedagogia

Senhor, acaba com o poder dos maus e dos perversos. Castiga-os por causa das suas maldades até que eles não as pratiquem mais.” Salmo 10:15

Injustiça, desigualdade, exploração e privação são fatos que se tornaram comuns no nosso dia-a-dia. Condenar os agentes e rebelar-se contra aqueles que as praticam buscando uma forma de cessá-las é algo que tem se tornado lícito e até mesmo admirável. Neste pensamento muitos se tornaram justiceiros e com as próprias mãos fazem a justiça que acreditam ser correta, mesmo que esta justiça seja agir com maldade contra aqueles que tornaram seus inimigos.

Neste salmo vemos um espírito interessante, pois é alguém que está indignado com a situação, afrontado, mas que entende que somente Deus pode muda-la e o espírito da mudança não é a aniquilação dos algozes, mas a sua reeducação por um processo que causa dor, mas que não tira a vida. O castigo é um elemento pedagógico usado para que aprendam e sejam transformados.

Qual a força da justiça que temos aplicado àqueles que se tornaram nossos algozes, seja por falhar ou nos contrariar? Queremos castigo apenas pela vingança ou pela transformação deles? Queremos castigo porque esta é a única saída para recuperar quem se tornou meu inimigo ou apenas porque meu coração está cheio de rancor?

Em Cristo,

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário