MEDITAÇÃO - Procura-se escravos


"Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas" 1 Coríntios 9:19 (NVI)

Falar sobre escravidão é "ácido", pois nos remete a um passado de dor, que queremos esquecer, e principalmente, ferimos a cultura de uma sociedade capitalista: remuneração, lucro, obtenção de vantagens, satisfação dos prazeres, acúmulo de riquezas, individualismo e egoísmo. O espírito impregnado é encontrar um meio para que tudo e todos sejam usados, e destes obtidos os elementos necessários para alcançar o que se deseja.  

Neste texto a proposta de Paulo é uma contra-cultura ao pensamento instalado. Ele sugere uma sociedade organizada pela disposição em servir ao próximo. Um modelo em que cuidamos e somos cuidados por todos. Há uma disposição e preocupação com as necessidades e interesses do outro. Escravizar pessoas é um crime, mas voluntariar-se à escravidão (servir) é um princípio do evangelho. Deus está à procura daqueles a quem Ele poça abençoar para que sirvam ainda mais, e não daquele que desejam usá-Lo para obtenção de suas próprias bênçãos e interesses.

A quem (pessoas) temos dedicado nosso tempo sem esperar qualquer recompensa? Temos servido à nossa família (pai, mãe, irmãos e amigos) com paciência e disposição ou queremos apenas sermos servidos? Estou disponível àqueles que não farão "publicidade" das minhas ações? Sirvo com excelência, ou seja, com todas as minhas forças àqueles que Deus me confiou?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário