REFLEXÃO: O risco do "parece que é"

"Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.1 Pedro 5:8 (NVI)


Dado a quantidade de demandas e estímulos que estamos imersos, focar atenção e investir tempo é algo que não temos muita disponibilidade . Tudo tem que ser rápido e objetivo. Não podemos gastar muito tempo com apenas 01 item do dia-a-dia, senão os outros ficam para trás e acumulam. Neste sentido, fazemos a leitura das demandas e estímulos de forma rápida, trabalhamos com aquilo "que parece ser", e baseado na percepção respondemos ou agimos. Um exemplo: quem nunca saltou algumas linhas em um e-mail mais longo e respondeu baseado naquilo que "percebeu"? Quem nunca interrompeu a fala de uma pessoal, dizendo que já sabia o que ela ia dizer? Não podemos investir muito tempo pensando, temos que responder.

Neste texto Pedro nos adverte dos enganos daquilo que parece ser. O inimigo está ao redor e se faz comportar como o mestre (Cristo), o verdadeiro leão (Leão de Judá). Se não dedicarmos atenção para agir sobriamente, mas responder apenas instintivamente baseado no "parece que é, não tenho muito tempo", corremos o risco de sermos confundidos e devorados pelo engano. Responder e agir rápido pode parecer eficiente, mas pode se tornar ineficaz.

Tenho dedicado atenção e alcançado sobriedade ao decidir sobre as demandas e estímulos da vida? A sobriedade é marca do meu modo de agir na tomada de decisões? Quem conversa comigo, têm convicção que é ouvido e não apenas escutado?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário