As distrações do mundo e o caminho do justo


Como pode o jovem
manter pura a sua conduta?
Vivendo de acordo com a tua palavra.

 Salmo 119:9


Esta já era uma preocupação do salmista em sua época, fico imaginando Davi, Rei, com muitas posses ou todas elas, muitas festas, carros, mulheres, camarotes…rs

A vida de Davi devia ser cheia de distrações que vinham para ofuscar o verdadeiro propósito de sua vida como rei de Israel.

Talvez estejamos distantes de Davi em sua época mas quando abordamos o tema de distrações nos aproximamos da vida do homem segundo o coração de Deus.

Davi se deixava distrair?

Conhecendo um pouco da vida desse homem vemos em sua história que em muitas vezes por sua fraqueza humana pecadora Davi caiu, e na sua queda sofreu as conseqüências .

Mas o que tornava Davi um homem tão especial ao ponto de ser chamado pelo próprio Deus, um homem segundo Seu coração?

Davi era um homem que se mantinha no caminho designado por Deus, caminho este que por muitas vezes ou na maioria delas era cheia de obstáculos, armadilhas, que por diversas vezes caminhava paralelamente a um outro caminho verdejante, vistoso aos olhos humanos ao passo que o que ele percorria era pedregoso.

Davi, todas as vezes que caia ferido, buscava o auxílio em Deus despido de toda e qualquer barreira, ele se humilhava na presença do Senhor e confiava totalmente em seu favor como vemos ao longo do Salmo 119.


Eu te busco de todo o coração;
não permitas que eu me desvie
dos teus mandamentos.

 Guardei no coração a tua palavra
para não pecar contra ti.

Salmo 119:10-11


Será que ele tinha medo?


Creio que quando escreveu este Salmo Davi estava em profunda angústia, sendo perseguido, sem dormir e em profunda depressão mas em todo tempo se apegava a Palavra e no seu temor à Deus lançava fora todo medo em profunda demonstração de amor.


De todo o coração suplico a tua graça;
tem misericórdia de mim,
conforme a tua promessa.

Salmo 119:58


Eu me apressarei e não hesitarei
em obedecer aos teus mandamentos.

Salmo 119:60


Em minhas meditações Deus várias vezes me mostra como eu era tolo, as vezes acho até engraçado quando Ele me revela as armadilhas infantis que eu caia por não colocar em prática Sua Palavra.


Antes de ser castigado, eu andava desviado,
mas agora obedeço à tua palavra.

Salmo 119:67


Hoje pela graça do Senhor que abre nossos olhos consigo perceber as artimanhas do mundo em suas frases e malícias que minam a comunhão do Espírito e nos levam pra longe dos ensinamentos do Mestre, vigiemos irmão e guardemos a Palavra da Vida.

É lindo como o salmista diz que a Palavra não nos deixa tropeçar, nem mesmo no escuro!


A tua palavra é lâmpada
que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho.

Salmo 119:105


Muitas vezes a estrada pela qual Deus quer que andemos não seja o ideal de caminho que sonhamos, muitas vezes andaremos na contra-mão do fluxo social mundano, muitas de nossas bagagens deverão ficar pelo caminho, bagagens como amizades, vícios, crenças, tudo o que distrai e nos tira do caminho, porém sigamos firmes na peregrinação na estrada da promessa que nos leva a Cidade Celestial onde encontraremos o Construtor da nossa fé.


Desvia os meus olhos das coisas inúteis;
faze-me viver nos caminhos que traçaste.


Salmo 119:37


Em Cristo,


Vinicius Zemuner


Nenhum comentário:

Postar um comentário