Seja fiel até a morte

"E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." Apocalipse 2:8-11 (JFA)

Este texto é parte da revelação que o apóstolo João recebeu e registrou no livro de Apocalipse. Esmirna é uma das sete igrejas da Ásia e historicamente e vista com uma das primeiras cidades em que cristão foram martirizados. A parte do texto que fala sobre fidelidade e morte, se cumpriu muitas vezes na vida dos cristãos de Esmirna.

Diante do texto e do breve relato sobre Esmirna, aprendemos alguma atitudes e consciência que levam o cristão ao cumprimento pleno da sua carreira:

1. Posicionamento Invariante

Muitas vezes os cristãos, pressionados pelas situações, pessoas ou necessidades, abre mão dos seus princípios e valores para que não venha a sofre o dado ou algum tipo de prejuízo. Em coisas simples como subornar um agente de trânsito, roubar uma caneta, abusar no banho na casa do amigo ou questões mais complicadas, como ceder diante um adultério, sonegação fiscal e falso testemunho contra outros.

Esta Palavra nos orienta a sermos fiéis e nos mantermos firmes diante das propostas e tentações que venhamos a sofrer. Não importa a situação, o nosso Pai já nos deu a maior de todas as bênção e ainda que tenhamos alguns problemas ao longo do caminho, estamos certos que já vencemos.

2. Fé - Convicção pela consciência

Para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia é preciso conhecer a Deus e a partir daí termos a revelação de quem nós somos e quais as Palavras a nosso respeito. Esse conhecimento e esta convicção gera em nós a fé, que vai além do acreditar. É a convicção plena e inequívoca do cumprimento da Palavra de Deus em nossas vidas.

Essa convicção nos faz dizer não e sim quando estes são próprios a cada situação. Somos guiado não mais pelas nossas necessidades e pressões, mas pela inspiração do Espírito Santo.

3. Gratidão

Devemos ser gratos ao Pai pela graça já alcançada em Cristo Jesus. Precisamos nos lembrar quem somos sem a ação de Cristo em nossas vidas. Muitas vezes, quando estamos um pouco melhores, baixamos a guarda e flexibilizamos a consciência, cometendo atos avessos a vontade de Deus.

Ser grato ao Pai e ter um coração pronto para a dificuldade ou para a bonança, e poder enfrentá-las sem apostatar da fé ou ao atingir o ápice, não folgar flexibilizando os valores e a consciência.

4. Paz

Sabemos qual é o nosso destino e quem garante que vamos chegar lá. Sabemos quem é aquele que nos levanta, corrige, instrui e acompanha. A Palavra diz que Sua vida foi para nos salvar. Assim, não há dúvida que Ele nos fará completar a carreira que está proposta. Não depende de nós, pois já está feito. Diante disso, não precisamos temer o prejuízo, a vergonha ou o que dizem a nosso respeito. O que de fato é importante sobre nós e que é relevante já foi dito e garantido por Deus.

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário