Relacionamento: identidade ou necessidade

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.João 17:21

O relacionamento proposto por Jesus nesta oração é para a comunicação da identidade de Deus a nós a partir do relacionamento e unidade em Cristo. Ser significa enraizar-se Nele e partir deste fundamento buscar os elementos que despertarão e amadurecerão a identidade de Cristo já depositada em nós.

Um dos grandes equívocos bastante visíveis e trabalhados pela religião é o estímulo ao relacionamento com Deus orientado as necessidades individuais e a bênção. A religião substitui o “ser” pelo “ter” e infantiliza nossa relação com Deus e com o próximo. As pessoas são estimuladas a se relacionarem com Deus apenas para receberem benefícios e não a serem uma só pessoa com Ele, despertadas e amadurecidas em sua identidade de filhos de Deus. Diante disso, vemos pessoas com um enorme vazio existencial e uma identidade desfigurada, vazias de propósito, vocação e vida.

Relaciono-me com Deus por ser filho (identidade) ou porque quero a bênção (necessidade)? As pessoas são parte de quem sou (corpo de Cristo) ou “instrumentos” para atenderem minhas vontades (necessidades)? O ter é que me diz quem eu sou ou ser quem eu sou m dá a liberdade para ter e também não ter, liberto da escravidão das necessidades?

Em Cristo

Ricardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário